A lua cheia em setembro não é qualquer lua cheia, é “A Lua Cheia”. E este ano, um eclipse lunar penumbral vai coincidir com o evento lunar.

De acordo com a Space.com, o termo “Harvest Moon” refere-se a lua cheia que cai mais próxima do equinócio de outono, que acontecerá no dia 22 de setembro.

A lua cheia vai acontecer quando a lua estiver no lado oposto da terra a partir do sol. A terra, a lua e o sol, todos ficarão em uma linha reta.

Eclipse Lunar 22 de Setembro
Eclipse Lunar 22 de Setembro

Às vezes, quando todos eles se alinham, a sombra da Terra provocada pela luz do sol reflete na superfície da lua. Esse será o caso que acontecerá no dia 22 de Setembro de 2016, a lua vai passar pela região exterior da sombra da Terra criando um eclipse de penumbral, de acordo com a Space.com.

Este é o último eclipse da lua cheia de qualquer tipo que veremos até 2024. O próximo eclipse total da lua será 31 de janeiro de 2018.

“O eclipse será visível em diferentes pontos em toda a Europa, África, Ásia, Austrália e Pacífico Ocidental. O ponto máximo do eclipse será às 18:54:20 UTC (Tempo Universal) , 2:54 am EDT ou 3:54 da madrugada pelo horário de Brasília. Espectadores em todas as partes do mundo irão desfrutar de uma lua cheia como nunca viram antes. “, escreve Space.com.

Como você poderá ver o eclipse?

O observatório Slooh.com irá fazer uma transmissão ao vivo do evento que iniciará às 01:45 da madrugada de 22 de Setembro pelo horário de Brasília.

 

Fonte: [Pix11]

 

 

CONTINUAR LENDO